domingo, 8 de fevereiro de 2015

Entrevista: Leo Vieira

Postado por Unknown às 09:46
Primeira Entrevista do nosso blog!! 

Leo Vieira um autor amante da literatura, jornalista, já escreveu peças de teatro dentre outras coisas e nessa entrevista iremos conhecer um pouco mais do seu trabalho

1-   Leo, qual foi sua inspiração para escrever seu livro Alecognição?
Antes de tudo, obrigado pela oportunidade, Viviann. Bom, o livro na verdade foi
baseado em uma HQ já formulada há muito tempo, mas como o meu traço ainda não está profissional o suficiente, optei por adaptá-lo para um romance. Os que já leram perceberam que muitas cenas eram muito visuais também, com muita descrição dos cenários e ambientes.
A inspiração maior veio de sonhos e também de textos sobre libertação mental. Inclusive, o livro é muito incentivador neste ponto, sobre a mudança de atitudes, começando pela forma de pensar.
2-   Dentre tantos os prêmios que foram citados em sua biografia que se encontra no nosso blog, qual deles mais gostou de ter ganhado?
É muito bom receber premiações e reconhecimentos, mas não costumo parar para pensar nisso, porque o aplauso um dia morre. Eu fico muito feliz e também cada dia é muito especial, mas o melhor reconhecimento mesmo é quando eu descubro que um texto meu serviu de motivação para alguém e foi elucidativo em algum aspecto.
3-   Como conheceu esse mundo literário?
Através de pesquisas. Eu já escrevo muito antes do advento da internet e das redes sociais. As tribos e comunidades virtuais realmente são muito úteis para manter os laços profissionais literários. É maravilhoso poder trocar ideias e informações com pessoas de vários estados e até de alguns países. Eu sempre faço questão de manter contato com todos os blogueiros parceiros e confrades das academias de letras em que eu sou filiado e colaborador.
4-   O livro Alecognição é voltado para que tipo de publico?
Público jovem e público adulto. Ele é uma série de aventura e suspense com 3 partes (onde o personagem principal tem 5, depois 15 e depois 25). Para esse ano ainda, pretendo publicar esses 2 últimos livros.
5-   Conte- nos um pouco sobre as feiras literárias do qual você organiza.
Elas têm o propósito de unir os públicos de todos os autores participantes. Fazemos um circuito cultural literário, onde os escritores têm a oportunidade de se prepararem (marketing virtual programado), se promoverem e assim vender os seus livros. Eu mantenho parcerias com vários grupos, em especial o Clube dos Novos Autores (coordenado por Adriana Vargas) e também o Recicla Leitores (coordenado pela família Aline Lucas, Victoria e Alex Wolbert). A ideia é que essas feiras aumentem o alcance ao público e também se torne algo itinerante, percorrendo diversos Estados.
6-   Qual seu maior sonho?
São muitos, mas estou me contendo na ansiedade e trabalhando e desenvolvendo um dia de cada vez. Mas sonho em um dia ver a literatura transformando e colaborando para um mundo mais feliz.
7-   Em uma de nossas conversas, você comentou sobre um novo blog de quadrinhos, conte-nos sobre esse projeto.
Ele se chama "Coliseu dos Quadrinhos" e será uma marca distribuída em blog, site, página social, canal de vídeo, selo editorial, entre outros meios de licenciamento. Ele estreou antes do dia 30 de janeiro, que é a data em que se comemora o Dia do Quadrinho Nacional. Ele terá textos didáticos sobre elaboração, criação, organização, desenvolvimento, publicação, entre outras coisas sobre o mercado de quadrinhos. Outro
diferencial é que ele terá também mascotes que ilustrarão charges e crônicas sobre este assunto.
A ideia é desenvolver os escritores para um novo desafio em um campo editorial que também é muito possível.
8-   Deixe uma mensagem para os leitores de Point da Literatura
Que todos vocês continuem apreciando a literatura e que saibam extrair o poder do conhecimento que está presente nesta nobre dádiva que são os livros. E para quem também é escritor, que não desistam dos seus objetivos e continuem a caminhada literária pacientemente.
9-   Pense Rápido: Uma pessoa, um lugar, um momento, um filme?
Uma pessoa: Livia (minha noiva); um lugar: a Praia de Icaraí (Niterói) no fim da tarde;  um momento: o de ócio, quando mais ideias cirativas surgem; um filme: "A Origem".

10-              Quais seus planos para 2015 e projetos?
2014 foi um ano bastante literário e pretendo que 2015 seja um ano editorial. Pretendo realizar o lançamento do meu selo editorial e a publicação de todos os meus livros que estão reservados, inclusive o relançamento de "Alecognição".
Além do "Coliseu dos Quadrinhos" (sobre histórias em quadrinhos) e do "Antro Literário" (sobre literatura e mercado literário e editorial) também estou programando o lançamento e desenvolvimento de outras 3 marcas que terão um foco também institucional, com muito apoio e interação com o público. 
11-              Existe algo que você se arrepende de ter feito?
Algumas coisas cotidianas, mas nada que me fizesse baquear gravemente. Quando eu me sinto lesado ou constrangido por alguma situação ou escolha mal feita, eu procuro logo reverter a situação o mais rápido possível. É muito comum passarmos por erros. O importante é saber lidar e também não repetí-los.

Um ótimo currículo e um belíssimo autor! Acompanhe suas novidades em nossa página no facebook.

Abraços Literários




0 comentários:

Postar um comentário

 

Point da Literatura Template by Ipietoon Blogger Template | Gadget Review