http://www.skoob.com.br/livros/tempos-de-escuridao/431352ED488647
Francine está com um novo trabalho de um livro que será lançado na bienal, point da literatura, terá o prazer de prestigia-la nesse dia tão especial.
Enredo:
A Máscara do Rei é uma duologia de livros de fantasia épica escrita pela romancista catarinense Francine Cândido e publicada pela editora Arwen. Francine começou a desenvolvê-la em 2012 e o primeiro volume será lançado em 2016.
Há três principais temas na história, que se torna cada vez mais envolvente para todos os personagens do mundo: a crônica de uma guerra civil dinástica entre duas tribos concorrentes pelo controle da Cidade Celeste e todo o continente de Gan; ambos acreditando serem os verdadeiros herdeiros da cidade deixada pelas grandes criaturas chamadas: Celestes. O segundo tema é o envolvimento dos personagens com ambições grandiosas, não tendo escrúpulos ou receio de fazerem o que for para conseguir alcançar seus desejos. E, por último, uma criança destinada a erguer um reino e unir povos, que lutará pela sobrevivência em um mundo cruel e corrupto
Estrutura e Gênero Editar
O romance A Máscara do Rei se inserem no gênero da fantasia épica. Embora Francine Cândido ter sido influenciada pelos livros de escritores consagrados no gênero como J. R. R. Tolkien, Patrick Rothfuss e George R.R.Martin, sua série difere das obras destes últimos por seu foco em elementos realistas, fugindo de pontos como raças diferentes e mágica. Desta forma, ao contrário de autores que suprimem certos temas, Francine faz com que batalhas sangrentas, traições, pactos, hipocrisia, desejo por poder, e práticas amorais sejam temas recorrentes do livro.
A ambientação da história segue a tradição da fantasia épica, originada por J. R. R. Tolkien, onde tudo acontece em um "mundo medieval" como o que tivemos na Idade Média. Os livros são contados em terceira pessoa, onde cada capítulo segue o ponto de vista de uma personagem diferente que se convergem no contexto central: A guerra.
Temas e Inspiração Editar
Francine Cândido tomou a decisão de escrever A Máscara do Rei, após se apaixonar pela história de bravura e coragem do rei Balduino IV (não busque, se não quiser spoiler). Para ela, ele foi um grande herói, um exemplo de força, coragem e sabedoria. Por Balduino ter vivido em uma época de guerra e dificuldade, Francine procurou ler muitos livros sobre as Cruzadas, as dificuldades dos povos e a divergência entre religiões para formar uma sociedade medieval verossímil com o que se tinha na época. Desta forma, a trama da série se assemelha mais as obras de Bernard Cornwell do que propriamente com literatura fantástica.
O livro traz diversas intrigas, onde várias tribos/organizações lutam pelo poder em meio ao caos que Gan se encontra. De acordo com Francine, este é o principal tema da série; o uso do poder, das influências, o que as pessoas vão fazer para obter o poder e o que o poder vai fazer com elas, mas principalmente o que uma criança poderia fazer para mudar a visão do mundo.